sexta-feira, 18 de março de 2011

Raios- x é invento científico mais importante da história

Uma pesquisa recente envolvendo quase 50.000 pessoas que visitaram o Museu da Ciência em Londres, revelou que, para a maioria, o descobrimento dos raios x é o avanço científico mais importante. Foram entrevistados 10.000 visitantes, conforme informação da BBC Mundo, descrevendo esta invenção como “a mais significativa em nosso passado, presente e futuro”, neste estudo organizado pelo museu, para celebrar o seu centenário, conforme relatado no jornal espanhol 20 minutos. Para tal sondagem, foram selecionados o que os organizadores consideraram os dez avanços mais importantes nos campos da ciência, engenharia, tecnologia e medicina.
Por exemplo, havia na lista, entre outros, o descobrimento da penicilina e da dupla hélice do DNA; o desenvolvimento do automóvel Ford modelo T, o primeiro automóvel popular de produção em massa; a invenção do vapor, que desencadeou a revolução industrial; o foguete V2, o primeiro míssil balístico foi um precursor do ônibus espacial. O telégrafo, a primeira locomotiva moderna (chamada de ‘Stephenson) Rocket’, e o primeiro computador ‘Pilot ACE’, construído na Grã-Bretanha, também foram incluídos na mesma lista.

Olhando para dentro do corpo: uma revolução na medicina

A capacidade de “olhar para dentro do corpo” foi considerado o maior de todos os progressos. O impacto que esta invenção trouxe para a medicina foi motivo suficiente para a conquista do título.
“A máquina de raios x revolucionou a ciência, porque permitiu a medicina entender como acontecem as doenças dentro do corpo humano”, disse o médico Tim Boon, um dos responsáveis pela pesquisa, mas acrescentou que qualquer uma das invenções identificadas no estudo teve impacto significativo no desenvolvimento da história. Quem ficou muito satisfeito com o resultado obtido foi o presidente do Colégio Real de Radiologistas, o professor Andy Adam. “A máquina de raios x revolucionou a prática médica e esta tecnologia tem avançado tanto que estamos chegando a idade do paciente transparente”, disse ele. (fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário