quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Caso do dia - Canina, Teckel, macho, 12 anos





Quais são os achados radiográficos do exame simples e contrastado e as hipóteses diagnósticas. Que outro exame você indicaria para auxiliar no diagnóstico?

6 comentários:

  1. O exame simples (VD) mostra uma certa ampliação do mediastino cranial com desvio lateral para direita da traquéia.Na LL há um desvio ventral da traquéia com um aumento de radiopacidade sobrejacente ao seu lumen em sua porção torácica.Esofagograma revelando acumulo/retenção do meio de contraste com dilatação segmentar do esofago (altura da base cardíaca).A parede e o lumen esofagico nesta localização parecem bem irregulares talvez pelo pouco conteúdo de contraste neste sítio e na hora da exposição.O esofago terminal não está contrastado inviabilizando sua avaliação.De qualquer forma penso em megaesofago adquirido.Parece que o animal bronco aspirou um pouquinho...(?)
    Camara gástrica distendida por conteúdo gasoso (aerofagia) e resíduos alimentares , logo em seguida vemos também a presença do bário ou do hiodo.
    Achei o coração um pouco aumentado também.
    Indicaria uma TC para avaliação de todo segmento esofágico e um ecocardiograma pra checar o coração.
    A segunda imagem lateral simples do tórax não tá ampliando.

    ResponderExcluir
  2. Há falha de preenchimento do meio de contraste no esôfago. Pode ser um copo estranho radiolucente com dilatação esofágica cranial?

    ResponderExcluir
  3. Parece haver um efeito de massa do esofago sobre a traquéia inclusive alterando seu desenho e opacificando seu lúmen em determinado segmento....
    Viajando um pouco mais, vejo uma imagem rediodensa filiforme próxima a cava caudal na incidencia lateral da radiografia contrastada.Filmite??

    ResponderExcluir
  4. pela falha no peenchimento do contraste associada a dilatação do segmento esofagico anterior e ao acumulo do meio de contraste temos que pensar em alguma coisa esofágica intralumial como corpos estranhos ou massas

    ResponderExcluir