sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Poodle, macho, 6 anos






Paciente com tosse e engasgos. Qual seria sua suspeita diante dessas radiografias? O que você indicaria ao colega para ajudar nosso paciente.

7 comentários:

  1. A traqueia está deslocada ventralmente desde a entrada torácica até a base da silhueta cardíaca em topografia de carina - efeito de massa. Nota-se aumento de radiopacidade dorsal à mesma em topografia de esôfago o que sugere acúmulo de conteúdo em um esôfago com aumento de sua luz/diâmetro (megaesôfago). Eu indicaria a realização de exame contrastado (esofagografia) ou exame de endoscopia.

    ResponderExcluir
  2. oi hélio. vc costuma colocar megaesofago nesses casos de dilatação segmentar por corpo estranho? uso esse termo mais para aquelas dilatações totais do esôfago...qual sua visão sobre isso? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernando.
      Eu costumava a usar o termo "megaesôfago" somente para a dilatação do esôfago em sua totalidade. Porém, o que tenho lido é que qualquer que seja a dilatação do esôfago, seja ela total ou segmentar, deve ser considerada como megaesôfago. E assim tenho feito ultimamente. Abraços!

      Excluir