segunda-feira, 30 de março de 2015

Caso do dia - Dogue Alemão, fêmea, 02 anos




Paciente foi encaminhado para radiografar a coluna toracolombar e lombossacra pois apresentava paresia dos membros posteriores. 
Na radiografia lateral da coluna lombossacra foi observada uma opacificação do canal vertebral no terço caudal de L6 por um material mineralizado. Pelos achados da radiografia suspeitamos de alguma neoplasia no canal vertebral, hérnia de disco ou de algum achado incidental devido a raça e idade do paciente não serem predispostas a esse tipo de lesão.
Após 3 dias o paciente retornou para fazer a TC da região lombossacra. Optamos a primeira instância por um protocolo sem uso de contraste endovenoso ou intratecal por ter encontrado uma lesão mineralizada na radiografia. 

Na TC foi possível identificar uma importante compressão medular extradural por um extenso tecido mineralizado, com componente ósseo do arco dorsal associado e deformidade do canal vertebral. Com os achados da tomografia descartamos completamente umas das suspeitas de hérnia de disco e pelo fato do material mineralizado estar associado ao componente ósseo do arco dorsal, suspeitamos de um condroma. 
Durante a cirurgia de descompressão foi coletado material para biópsia e o diagnóstico histológico foi de condroma. Após 4 meses houve o regresso dos sintomas e da lesão.

3 comentários:

  1. Discussão: As neoplasias de origem cartilaginosa localizadas no canal vertebral como os condromas podem se originar-se do corpo vertebral, processo transverso ou arco dorsal a partir de uma metaplasia do tecido conectivo adjacente à medula espinhal. A realização de exames de imagem como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética pode auxiliar na diferenciação entre processos de herniação de discos e neoplasias. A remoção cirúrgica é considerada a modalidade terapêutica de escolha no tratamento de condromas. Reavaliações periódicas são necessárias, visto que a recidiva do tumor são encontradas caso não ocorra a retirada total da lesão.

    Links relacionados:
    Surgical treatment of lumbar extradural chondroma in a dog - case report.

    ResponderExcluir
  2. Sou veterinária nova e com pouquíssima experiencia nessa área de diagnóstico por imagens, mas tenho interesse grande na área e agradeço muito as imagens e espaço para discussão que temos aqui blog. Queria saber se essa imagem radiografica realmente é pequena ou aqui no meu navegador que resolveu aparecer pequena, pois não consegui ver a opacificação na L6.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa. Obrigado. Normalmente clicando sobre a foto ela aumenta de tamanho.

      Excluir