Não tem VD? Parece uma compartimentalização gástrica ou uma dilatação absurda de alça....vejo poucas alças na cavidade e parece que o tórax está comprometido tambem....em dados clínico do animal?
Também ficamos bastante confusos com esse abdômen. O animal veio encaminhado de colega para fazer um ultrassom. A sonografista nos disse que o estômago estava com gás e em topografia alterada mas não coneguiu dar maiores informações pois o paciente não permitiu o exame. Dessa forma ele foi encaminhado até o rx. Não entendemos direito a imagem do abdômen e como o tórax parecia opacificado no canto do filme fizemos um rx do tórax que esclareceu o caso.
Sim, um quadro clássico de ruptura diafragmática onde vários segmentos de alças intestinais (estruturas tubulares com conteúdo gasoso) são visualizados no interior do tórax. Entretanto, avaliando somente através da radiografia latero-lateral direita (abdominal), é visualizada a presença de estrutura, compatível com a câmara gástrica, com conteúdo gasoso em quantidades dentro da normalidade, localizada em topografia habitual, e caudal a ela há uma grande estrutura com conteúdo gasoso em seu interior. Eu nunca peguei um caso assim, mas haveria a possibilidade desta estrutura ser um lobo pulmonar deslocado caudalmente para o interior do abdomen??? Ou é a câmara gástrica mesmo repleta por conteúdo gasoso devido a intensa aerofagia gerada pela dispnéia do paciente? Boas radiografias...
Não tem VD? Parece uma compartimentalização gástrica ou uma dilatação absurda de alça....vejo poucas alças na cavidade e parece que o tórax está comprometido tambem....em dados clínico do animal?
ResponderExcluirÍleus adinâmico com conteudo liquido e gasoso?
ResponderExcluirTambém ficamos bastante confusos com esse abdômen. O animal veio encaminhado de colega para fazer um ultrassom. A sonografista nos disse que o estômago estava com gás e em topografia alterada mas não coneguiu dar maiores informações pois o paciente não permitiu o exame. Dessa forma ele foi encaminhado até o rx. Não entendemos direito a imagem do abdômen e como o tórax parecia opacificado no canto do filme fizemos um rx do tórax que esclareceu o caso.
ResponderExcluirpoderia ser uma hérnia diafragmática?
ResponderExcluirPela radiografia do tórax: Hérnia peritônio-pericárdica, mas estou confusa com a imagem obtida do abdômen...
ResponderExcluirÉ uma ruptura do diafragma.
ResponderExcluirSim, um quadro clássico de ruptura diafragmática onde vários segmentos de alças intestinais (estruturas tubulares com conteúdo gasoso) são visualizados no interior do tórax. Entretanto, avaliando somente através da radiografia latero-lateral direita (abdominal), é visualizada a presença de estrutura, compatível com a câmara gástrica, com conteúdo gasoso em quantidades dentro da normalidade, localizada em topografia habitual, e caudal a ela há uma grande estrutura com conteúdo gasoso em seu interior. Eu nunca peguei um caso assim, mas haveria a possibilidade desta estrutura ser um lobo pulmonar deslocado caudalmente para o interior do abdomen??? Ou é a câmara gástrica mesmo repleta por conteúdo gasoso devido a intensa aerofagia gerada pela dispnéia do paciente?
ResponderExcluirBoas radiografias...
É o estômago mesmo que está distendido por gás e em topografia alterada.
ResponderExcluir