quarta-feira, 6 de abril de 2011

Canina, SRD, fêmea, 12 anos


Quais são os principais achados radiográficos?

3 comentários:

  1. Olá Fernando, eu sou Vicente, escrevo aqui do ES e conheci seu site atraves da Nátali, q está trabalhando aqui comigo no CDVet. Gostei muito do seu blog.
    Existe um deslocamento dorsal do corpo vertebral do axis com aumento do espaço articular entre atlas e axil na projeção lateral corretamento em ligeira ventroflexão.
    Sinais radiográficos de Instabilidade Atlantoaxial. Diagnósticos Diferencias: Fratura / Hipoplasia / Agenesia de processo odontóide. Sugere projeção oblíqua ou VD para adequada avaliação.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vicente. Obrigado pelas discussões, são sempre muito coerentes! A Nat é uma otima pessoa e uma grande profissional, mande um beijo meu a ela. Realmente trata-se de uma luxação atlanto axial. Um trabalho recente diz que a distancia entre o arco dorsal do atlas com o processo espinhoso do axis dever ser de 0,4cm no maximo. Cuidado com as projeções dinâmicas nesses casos, elas podem ajudar o diagnóstico mas piorar o quadro do animal. Se tiver alguns casos legais ou desconhecidos, encaminhe para meu email com histórico e referencia da foto que posto para discussão. Grd abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem observado Fernando, dependendo do grau da ventroflexão pode realmente piorar o quadro do animal.
    Vou mandar um bj pra Nat.
    Tenho um caso bacana de tórax de um rottweiler. Vou mandar pra vc.
    Abraço

    ResponderExcluir