quinta-feira, 7 de abril de 2011

Felina, SRD, fêmea, 04 meses



O animal foi radiografar o tórax após ter uma parada cardíaca durante um procedimento anestésico. Quais são os achados radiográficos?


Funnel Chest


Um rapaz de 16 anos de idade, sem história médica ou cirúrgica, foi hospitalizada para avaliação de uma deformidade congênita da parede torácica anterior. O exame físico revela depressão esternal anterior. A radiografia anteroposterior do tórax revelou obscurecimento da fronteira do coração direito e deslocamento da silhueta cardiomediastinal para a esquerda (FiguraA). A radiografia lateral do tórax mostrou acentuada depressão do esterno (FiguraB). A tomografia computadorizada do tórax mostrou um índice de pectus (relação entre a largura a profundidade da parede torácica) maior que 3,25 (intervalo normal, 2,0 a 3,0) (Figura C). O paciente recebeu o diagnóstico de funnel chest, uma variação grave do pectus excavatum. Pacientes com funnel chest são geralmente assintomático, mas podem ter relacão com  disfunção cardiovascular e escoliose toracolombar. O índice de pectus maior que 3,25 é classificado como funnel chest grave e pode indicar um benefício da intervenção cirúrgica. (Fonte)

2 comentários:

  1. Deslocamento dorsal das ultimas esternabras com estreitamento da altura torácica. Desvio lateral esquerdo do eixo medisatinal aumentando a proximidade cardíaca com parede to´rácica esquerda. Campo pulmonar sem sinais de alteraçoes. Sinais radiográficos de Pectus Excavatum (este tem significancia clínica).

    ResponderExcluir
  2. Achei um artigo interessante sobre pectus em humanos na england journal of medicine.

    ResponderExcluir