quarta-feira, 15 de junho de 2011

Canina, SRD, macho, 08 anos - Caso do dia


O animal veio radiografar o membro torácico esquerdo porque apresentava importante aumento nas dimensões das partes moles. Quais são os achados radiográficos, a hipótese diagnóstica e que outros exames você poderia indicar para contribuir com o diagnóstico?

5 comentários:

  1. Aumento de partes moles;Reação periostal proliferativa irregular verificada em porção de radio,ulna,ossos do carpo e falanges.
    Osteoartropatia pneumônica ?
    Raio x tórax/USG abdominal

    ResponderExcluir
  2. Reação periostal regular pela diáfise de rádio, ulna, metacarpos e falanges - Imagem radiográfica compatível com Osteopatia hipertrófica. Sugere-se radiografia de tórax e ultrassom da cavidade abdominal.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Fernando! tbm concordo que essa imagem seja compatível com osteopatia hipertrófica e tbm sugiro um rx de tórax e um US abdominal. Mas nessa doença não é sempre bilateral? Podemos sugerir um rx contralateral? Podemos confundir com uma osteomielite só com esse rx?

    ResponderExcluir
  4. oi marcos...vc tem razão! a alteração proliferativa costuma ser bilateral e simétrica e pode afetar os membros pélvicos também, além de subir para úmeros, femores...

    neste caso também era bilateral e só coloquei a foto de um membro justamente pra tentar confundir com osteomielite.

    mesmo só com a radiografia desse membro eu não pensaria em osteomielite porque as articulações não foram afetadas, a proliferação é simétrica, não tem lise, só proliferação periostal, tem importante aumento de volume dos tecidos moles...além disso tem muito cara de lesão de osteopatia pneumica.

    rx do membro contralateral, do torax e caso não apareça nada, ultrassom abominal são indicados. obrg a todos! abs

    ResponderExcluir
  5. Valeu!!! agora to começando a entender.

    ResponderExcluir