quinta-feira, 16 de junho de 2011

Beagle, fêmea, 09 anos

Exame simples



Exame contrastado - Urografia excretora



Quais são os achados do exame radiográfico e os diagnósticos diferenciais? Que outros exames eu poderia indicar para ajudar no diagnóstico? A urografia excretora foi realmente necessária neste caso?

4 comentários:

  1. Não tivemos essa aula ainda, mas vou tentar, heheh. Observar-se que há um aumento de radiotransparência em região hipogastrica (gases), assim rechassando (essa quem ensinou foi o Dr. Salvador) as alças intestinais cranialmente. Tbm observamos a coluna arqueada (dor, posicionamento?). Na urografia observamos o animal mais arqueado e a bexiga em topografia normal.
    Isso poderia ser intussusceção???
    Um enema de bario poderia ajudar para observar onde estaria a provavel intussuscepção (caso fosse esse o problema).

    ResponderExcluir
  2. Japa vamos ver se alguém comenta algo a mais...
    obrigado pelas discussões!
    abs

    ResponderExcluir
  3. Presença de uma estrutura circular, de radiopacidade agua, localizada em região hipogástrica e cranial ao rim esquerdo. Pensaria em um Us abd primeiro q a urografia, mas acredito q ela foi mto valida, pois ja conseguimos obs q existe filtração renal. Pelas imagens parece uma alteração renal.. existe uma estrutura de maior radiopacidade dentro dessa formação q esta sendo repetida desde o rx simples...Aiaiai bem vou me arricar em Cisto renal? Hidronefrose?

    ResponderExcluir
  4. M. V. Fernando Cavaletti22 de junho de 2011 às 05:56

    Na urografia da pra ver que os dois rins filtram o contraste, porém o esquerdo esta rechaçado por uma grande área que não sofreu realce. Pelas radiografias sugerimos um cisto renal (quando solitário normalmente é grande e fica menos radiopaco que os rins contrastados).
    A pequena área de maior radiopacidade sobreposta ao cisto é formada pelo mamilo do animal. Repare que existem outras duas semelhantes sobrepostas ao fígado (na VD). O animal já tinha um ultrassom com o diagnóstico de cisto, mas o colega solicitou o exame para saber se o rim esquerdo estava funcional.

    ResponderExcluir