sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Caso do dia - Felina, SRD, fêmea, 10 anos

Quais são os achados radiográficos e as hipóteses diagnósticas? Que exames você indicaria ao colega para contribuir com o diagnóstico?

4 comentários:

  1. Aumento de volume, de densidade tecido mole, em mediastino cranial com efeito de massa sobre a traqueia (deslocando-a ventralmente). Incluiria no diagnóstico diferencial aumento de linfonodos mediastínicos, corpo estranho, abscesso esofágico ou peri-esofágico ou massa. Sugiro realização de exame de tomografia computadorizada, ou exame contrastado (esofagograma) utilizando contraste à base de iodo primeiro e depois se necessário com sulfato de bário e talvez um exame ultrassonográfico para avaliar o mediastino cranial com colheita de material (guiado por ultrassom) por meio de aspiração por agulha fina.

    ResponderExcluir
  2. Alargamento bocelado do mediastino cranial, o estranho é que a massa desta vez desviou a traquéia ventralmente, normalmente o desvio é dorsal. De qualquer forma arrisco em linfoma timico. Sugiro punção aspirativa por agulha fina guiada por ultrassonografia e analise do material.

    ResponderExcluir
  3. O paciente tinha histórico de regurgitação e emagrecimento. Pela localização pensei em uma formação ou corpo estranho esofágico. Não pensei no timo pela localização e nem em aumento de linfonodo mediastinal pelo deslocamento da traqueia. O paciente foi encaminhado para a endoscopia que confirmou uma formação esofágica intraluminal.

    ResponderExcluir
  4. Além do aumento de volume em mediastino cranial deslocando ventralmente a traqueia...
    A trabeculação óssea dos corpos vertebrais da coluna cervical estão alterados (C2-7) com diminuição da radiopacidade..

    ResponderExcluir