A pedido da Sociedade Paulista de Radiologia, Rogério Farah, da Quality Digital, empresa responsável pela estrutura e projeções da Jornada Paulista de Radiologia, forneceu algumas dicas para o preparo de apresentações em Power Point. Professores podem, assim, demonstrar melhor e mais claramente seus trabalhos, favorecendo a compreensão de todos.
1.Uso da melhor fonte: a escolha da fonte é fundamental! Nunca use fontes com serifa ou com letras maiúsculas; esse tipo de letra dificulta a leitura. E fontes com serifa, que são aquelas com pequenas extremidades nas bordas, são indicadas para leitura em material impresso, e não no monitor/projetor. Uma fonte com serifa muito famosa é a Times New Roman, que é ótima para material impresso, mas péssima para apresentações. Prefira fontes como Arial, Verdana ou Tahoma. O tamanho mínimo recomendado para uma apresentação é corpo 24.
2.Cores e contrastantes: use planos de fundo escuros e fontes claras. Planos de fundo ou imagens claras tiram a atenção do texto e o foco fica prejudicado.
3.Evite o uso de animação: exagerar nas animações pode colocar a sua apresentação a perder, principalmente se o assunto abordado for sério. Antes de investir em animações e transições, procure saber como será o público da apresentação, para não exagerar na elaboração dos slides.
4.Use imagens ao invés de texto: uma imagem fala mais do que mil palavras. O ditado vale cada vez mais nas apresentações em slides. Antes de criar páginas compostas apenas por texto, pesquise por fotografias que possam traduzi–lo de maneira visual. Mas para que tenha o resultado esperado, é preciso colocar imagens em alta resolução, como 1024 x 768. Sempre que usar uma imagem que não ocupe a tela inteira, use fundo preto. Esta dica é válida também para páginas com vídeos.
5.Uso de vídeos: eles podem melhorar a dinâmica da apresentação, mas para isso use vídeos com boa qualidade e evite o uso de formatos fora do padrão. Recomendo sempre que transforme os vídeos para o formado .mpg ou .wmv com resolução de 800X600. Um dos programas mais utilizados para isso é o Windows Movie Maker. Sempre que tiver filme na apresentação, este arquivo tem que ser levado junto com o arquivo PowerPoint; de preferência, tudo em uma única pasta.
6.Sistema Operacional: normalmente, nos mídias desks feitos pela Quality Eventos, contamos com computadores de última geração e com as versões mais recentes do pacote Windows. Para quem utiliza Macintosh, recomendamos que verifique antes a resolução da placa de vídeo e NUNCA se esqueça de levar o adaptador para VGA e o cabo de energia. Sempre que a apresentação for passar pelo Mídia Desk, deve estar no formato .ppt, pois as máquinas estão instaladas com o Windows e não rodam programas do Macintosh como, por exemplo, o Knotes. (fonte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário