quinta-feira, 14 de julho de 2016

Canino SRD 14 anos - Paralisia de membros posteriores.

Caso da semana, 

Cão, fêmea, SRD de 14 anos apresentando paralisia de membros posteriores, retenção urinária e piora gradativa.
 Foi encaminhada ao centro diagnóstico para exame radiográfico da coluna. No momento da realização do exame foi observado massa homogênea em tórax.




 Sendo assim solicitado exame complementar da cavidade torácica, onde foi observado: 
- Lesão óssea de caráter agressivo e aspecto lítico da 5° costela esquerda, acompanhado de aumento de volume  de tecidos moles adjacentes de aspecto homogêneo medindo aproximadamente 8,0cm e promovendo deslocamento de estruturas mediastinais - Neoformação.
- Importante aumento de volume de tecidos moles e radiodensidade gordura junto ao gradil costal em hemitórax direito.




Qual possível relação entre todas as alterações radiográficas e o quadro clínico da paciente?

Caso e imagens cedidas gentilmente pela Médica Veterinária Daniela Nabas - realizado no laboratório Cale, Jundiaí - SP.

3 comentários:

  1. As alterações no segmento lombar e lombossacral ( redução de espaços discais , esclerose de placas epifisárias e osteófitos marginais ) podem sugerir quadro de discopatia e ou sindrome da cauda equina que por si só justificaria a paralisia e retenção urinária; Não consegui ver relação com os achados do tórax; Seria essa massa no tórax dorsal um tumor pulmonar primário com metástase em costela; Seria esse aumento de volume de partes moles no hemitórax direito um lipoma? Ou um lipossarcoma com metástase pulmonar? Sindromes paraneoplásicas causam diversas manifestações clínica....

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando!!!
    Há duas possíveis causas para o quadro clínico do paciente. Primeiramente um quadro de discopatia e até compressão de cauda equina, porém, com o achado radiográfico de uma massa torácica e lesão óssea agressiva em costela não podemos descartar neoplasia de nervos e raiz nervosa concomitante.
    A radiografia simples de tórax fornece informações importantes como localização da lesão, comprometimento ósseo, presença de nódulos pulmonares (possíveis metástases) e efusão pleural . A tomografia computadorizada seria o melhor exame para localizar e caracterizar os tumores de parede torácica, possibilitando uma avaliação da extensão local da doença e das relações da massa com as estruturas adjacentes intra e extratorácicas. A ressonância magnética poderia delinear melhor a relação do tumor com vasos e nervos adjacentes, sendo particularmente útil em tumores que envolvem a cavidade torácica ou a coluna vertebral.

    Obrigada pelas observações.

    ResponderExcluir