segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Golden R. 10 meses Diagnóstico.

Após piora do quadro radiográfico, foram realizados exames laboratoriais e lavado traqueobrônquico. O diagnóstico foi de Doença pulmonar eosinofílica e bacteriana.




 Imagem radiográfica realizada após um mês do início do tratamento direcionado.




Paciente retornou após 06 meses com histórico de cansaço e tosse produtiva, e ao exame radiográfico foi observada consolidação de lobo médio direito, além dos infiltrados peribronquiais.




Neste caso em específico, suspeita-se fortemente que a causa primária seja a inalação constante de fumaça de cigarro, acarretando em uma infecção bacteriana recorrente. Todos os moradores da residência fumam e o cão vive dentro da casa. Porém ainda faltam exames para excluir todas as outras.

A broncopneumonia eosinofílica é uma doença pulmonar inflamatória, caracterizada pela eosinofilia alveolar e/ou presente no sangue periférico. Em cães observa-se doença intersticial que pode ou não ser acompanhada de broncopatia.
Já a granulomatose pulmonar eosinofílica é um tipo grave de doença eosinofílica, e é caracterizada pelo desenvolvimento de nódulos (de margens não definidas), opacificação alveolar e linfadenopatia hilar. Deve ser diferenciada de neoplasia ou infiltrações fúngicas.

As doenças pulmonares eosinofílicas abrangem uma variedade de doenças de hipersensibilidade, entre elas:
- Dirofilariose
- Parasitas Pulmonares
- Drogas
- Alérgenos inalados
- Bactérias
- Fungos
- Neoplasia.

Qualquer doença primária identificada durante a avaliação diagnóstica desses animais é tratada diretamente. A eliminação do antígeno pode levar à cura.
Prognóstico é de razoável à bom, e reservado em pacientes com granulomatose eosinofílica grave.


Referência: NELSON, Richard W., COUTO, C. Guillermo. Medicina interna de pequenos animais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário